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Módulo 1 – Avaliação situacional

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Objetivos do módulo 1:

  • compreender como a avaliação situacional ajuda a determinar a gravidade e o impacto da condição do paciente;
     
  • aplicar avaliações para definir o tratamento mais adequado para cada paciente.

A avaliação situacional desempenha um papel crucial na gestão da saúde, pois ajuda a determinar a gravidade da condição do paciente e seu impacto geral. Com base nessa avaliação abrangente, os profissionais de saúde podem estabelecer o curso de tratamento mais apropriado para cada paciente.

O processo de diagnóstico começa com a experiência do paciente com um sintoma ou condição de saúde e seu envolvimento com o sistema de saúde. Em seguida, entra em um ciclo de eventos nos quais os médicos reúnem, integram e interpretam informações para formar um diagnóstico funcional. No entanto, erros de diagnóstico são comuns e podem ter consequências graves. Em UTIs, uma revisão de autópsias revelou uma taxa de erros de diagnóstico de 28%, com 8% desses erros potencialmente levando à morte do paciente.

A precisão do diagnóstico está diretamente ligada à tomada de decisão dos profissionais de saúde, que pode ser influenciada por vieses cognitivos, experiência, estado emocional e carga cognitiva. A tomada de decisões em saúde está sujeita a inúmeras influências que podem distorcer a percepção cognitiva e comprometer as ações. Para evitar erros, o médico deve estar ciente dos vieses cognitivos, coletar dados clínicos com atenção, analisar informações com discernimento, comunicar-se assertivamente com pacientes e colegas, utilizar tecnologia de forma crítica e buscar alianças técnicas para discutir casos complexos.

Melhorar a comunicação entre médico e paciente e desenvolver habilidades interpessoais (soft skills) são essenciais para reduzir esses erros e melhorar os resultados na assistência médica.

Acesse o curso no qual o módulo completo discute como a avaliação do profissional de saúde, bem como a tomada de decisão clínica, podem ser influenciadas por vieses cognitivos, experiência, vieses implícitos, estado emocional e carga cognitiva.

PP-ZVA-BRA-0731

O que você vai aprender?

Módulo 2 – Gestão de tempoObjetivos:
  • Compreender como a gestão do tempo melhora a eficiência no atendimento a pacientes críticos;
  • Aplicar ferramentas para priorizar tarefas e otimizar a administração.
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Módulo 3 – Pensamento CríticoObjetivos:
  • Compreender a importância do pensamento crítico e da resolução de problemas em um contexto de mudanças rápidas;
  • Gerenciar influências emocionais e vieses cognitivos para melhorar a qualidade do atendimento em saúde.
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Módulo 4 – Liderança e GestãoObjetivos:
  • Compreender como a liderança eficaz envolve influenciar e delegar responsabilidades de forma inteligente;
  • Tomar decisões rápidas em situações de crise no ambiente hospitalar;
  • Coordenar, de forma eficiente, situações de crise no ambiente hospitalar.
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Módulo 5 – Comunicação multidisciplinarObjetivos:
  • Compreender o impacto da comunicação multidisciplinar no cuidado ao paciente crítico;
  • Aprimorar a clareza e assertividade na comunicação para melhorar o atendimento.
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Módulo 1 – Avaliação situacionalObjetivos:
  • Compreender como a avaliação situacional ajuda a determinar a gravidade e o impacto da condição do paciente;
  • Aplicar avaliações para definir o tratamento mais adequado para cada paciente.
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