Menu
Fechar
Example content
Menu
Close
Acesse também: Infectologia Pro ou Intensiva Pro ou Torgena
Grande parte dos casos de sepse inicia-se ainda na comunidade e não necessariamente dentro do hospital. Os profissionais da saúde precisam se atentar a fatores de risco para o desenvolvimento de infecção e sua evolução para sepse como extremos de idade, multimorbidade, alta hospitalar recente e fragilidade, além daqueles relacionados a inequidades como pobreza e racismo estrutural5.
A atuação na prevenção de infecções é fundamental, por meio da conscientização da população sobre vacinação, saneamento básico, lavagem das mãos, controle das comorbidades e parto seguro5. É importante reconhecer os sinais de alerta para sepse, como hipertermia, hipotermia, taquicardia, dispneia, oligúria e confusão mental mesmo em unidades básicas de saúde. O acesso rápido ao serviço de urgência/emergência (UPA/PS) e o reconhecimento precoce e tratamento adequado são fundamentais para minimizar a deterioração clínica, prevenir sequelas e melhorar desfechos1.
PP-ZVA-BRA-0143
PP-UNP-BRA-2845
Saiba mais sobre microbiologia, cuidados laboratoriais e principais técnicas na sepse
PP-ZVA-BRA-0658
Como implementar protocolos de atendimento gerenciado a sepse.
PP-ZVA-BRA-0659
Manejo racional do diagnóstico6: CONFIRMAR a infecção, IDENTIFICAR o patógeno e TRATAR corretamente
Acesse Microbiologia PRO e saiba mais sobre diagnósticos
TORGENA® (Ceftazidima-avibactam) é recomendado para o tratamento de infecções causadas por organismos aeróbios Gram-negativos em pacientes acima dos 03 meses de idade7
Referências:
1- Instituto Latino-Americano de Sepse. Roteiro de Implementação de Protocolo Assistencial Gerenciado de Sepse: programa de melhoria de qualidade. 2019. Disponível em: https://ilas.org.br/wp-content/uploads/2022/05/roteiro-de-implementacao-isbn-1.pdf.
2- Instituto Latino Americano de Sepse. Cartilha de reabilitação para o sobrevivente pós sepse. 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18W7Ee2LQw0OXdQ_q6apjSONeYMoflH_1/view.
3- Instituto Latino Americano de Sepse. Guia prático de terapia antimicrobiana na sepse. 2ª edição, 2022. São Paulo. Disponível em https://ilas.org.br/wp-content/uploads/2022/02/Guia_ATM_final.pdf
4- World Health Organization. Diagnostic stewardship: a guide to implementation in antimicrobial resistance surveillance sites. 2016. Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/WHO-DGO-AMR-2016
5- World Sepsis Day. Disponível em: https://www.worldsepsisday.org/sepsisfacts.
6- Evans L et.al. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of sepsis and septic shock 2021. Intensive Care Med. 2021 Nov;47(11):1181-1247. doi: 10.1007/s00134-021-06506-y. Epub 2021 Oct 2. PMID
7- Bula do produto Torgena (ceftazidima-avibactam) aprovada pela ANVISA (julho/2024). Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/ Acesso em agosto de 2024. Consultas - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
PP-ZVA-BRA-0701
Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.
Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Para acessar a Biblioteca Pfizer PRO – OVID e suas funcionalidades de busca você será direcionado(a) para o site do nosso parceiro.
Essa mensagem é para informá-lo(a) de que este site de destino não é controlado pela Pfizer e também não está sujeito à nossa política de privacidade.
PP-PFE-BRA-3176