Menu
Fechar
Example content
Menu
Close
Acesso rápido: Infectologia Pro ou Intensiva Pro ou Opções de Tratamento
Antibióticos, antifúngicos, antivirais e antiparasitários.12-14 Independentemente do patógeno-alvo, o problema em questão é o mesmo: germes causadores de infecção desenvolveram resistência. Os medicamentos estão se tornando menos eficazes.12,13
O momento para falar sobre a resistência a antimicrobianos já passou. É hora de implementar um uso racional real de antimicrobianos.
ORIENTAÇÕES PARA COLOCAR OS PRINCÍPIOS DE USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS EM PRÁTICA EM SUA UNIDADE DE SAÚDE
A resistência aos antimicrobianos (RAM) é uma ameaça séria à medicina moderna e à saúde global como a conhecemos.1-3 Bactérias, fungos e vírus estão mudando, adquirindo resistência contra medicamentos desenvolvidos para matá-los.4,5 Um Programa de Otimização de Antimicrobianos (PROA) – tem uma abordagem multidisciplinar que promove o uso responsável de agentes anti-infecciosos - é a nossa arma contra a RAM.1 A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a implementação de um PROA local, para combater a resistência, formalizar e agregar estrutura aos princípios de um PROA, bem como otimizar o uso de antimicrobianos e os desfechos do paciente.3,6
ESTRATÉGIA PARA PREVENIR UMA CATÁSTROFE
Normalmente, a primeira etapa ao definir um PROA é reunir uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, que atuarão como defensores do uso racional.3,7,8
Essa equipe central será essencial para garantir que o programa seja eficaz. Eles reunirão sua experiência para corroborar a tomada de decisões e implementar atividades diárias de uso racional.3,9,10
Idealmente, a equipe deve ser composta por:3,9,10
Essa equipe pode ser adaptada, dependendo das necessidades e dos recursos de sua unidade.
PLANEJAR COM PRINCÍPIOS
Depois que a equipe multidisciplinar estiver estabelecida, você pode desenvolver um plano para a implementação do seu PROA. Nesta etapa, você pode escolher seguir um conjunto de princípios orientadores:11
3. Garantir que sistemas estejam implementados para facilitar o programa.
DO PLANO PARA A AÇÃO
Quando a equipe de PROA estiver alinhada às diretrizes do programa, você pode começar a implementar um projeto personalizado para as necessidades da sua instituição.11
O guia abaixo tem foco em ações práticas para os primeiros 6 meses. No entanto, não há um modelo “único para todos”, então, pode ser necessário adaptá-las com base em suas necessidades específicas.11
Adaptado de Mendelson M et al. 2020.
Para serem bem-sucedidos, os Programas de Otimização de Antimicrobianos – PROA – necessitam de ação colaborativa, bem como vigilância e auditoria contínuas para informar a tomada de decisões futuras. Unidades diferentes utilizarão suas próprias estratégias do PROA, mas o princípio geral permanece o mesmo: devemos trabalhar em conjunto para reduzir o uso inadequado de agentes anti-infecciosos e limitar a RAM.
Saiba sobre a prevalência da resistência a antimicrobianos e os padrões evolutivos
Referências Bibliográficas:
1. United Nations Interagency Coordination Group (IACG). No Time to Wait: Securing the future from drug-resistant infections. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/documents/no-time-to- wait-securing-the-future-from-drug-resistant-infections-en.pdf. Acesso em agosto de 2023.
2. O’Neill J. Tackling Drug-Resistant Infections Globally: Final report and recommendations the review on antimicrobial resistance. Disponível em: https://wellcomecollection.org/works/thvwsuba. Acesso em agosto de 2023.
3. World Health Organization. Global action plan on antimicrobial resistance. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241509763. Acesso em agosto de 2023.
4. World Health Organization. Antimicrobial resistance. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ antimicrobial-resistance. Acesso em agosto de 2023.
5. United Nations. Bracing for Superbugs. Disponível em: https://www.unep.org/resources/superbugs/environmental-action. Acesso em agosto de 2023.
6. World Health Organization. Antimicrobial stewardship programmes in health-care facilities in low-and middle-income countries: a WHO practical toolkit. 2019. Disponível em: https://www.who.int/ publications/i/item/9789241515481. Acesso em agosto de 2023.
7. World Health Organization. Policy guidance on integrated antimicrobial stewardship activities. 2021. Disponível em: https://www.who.int/ publications/i/item/9789240025530. Acesso em agosto de 2023.
8. CDC. Core Elements of Hospital Antibiotic Stewardship Programs. Disponível em: https://www.cdc.gov/antibiotic-use/core-elements/ hospital.html. Acesso em agosto de 2023.
9. Hart E et al. A systematic review of the impact of antifungal stewardship interventions in the United States. Ann Clin Microbiol Antimicrob 2019;18:24.
10. World Health Organization. Antimicrobial stewardship programmes in health-care facilities in low-and middle-income countries: a WHO practical toolkit. 2019. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241515481. Acesso em agosto de 2023.
11. Mendelson M et al. How to start an antimicrobial stewardship programme in a hospital. Clin Microbiol
Infect 2020;26(4):447–453.
12. World Health Organization (WHO). Antimicrobial resistance. Genebra, 17 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance. Acesso em: outubro de 2023.
13. World Health Organization. Antimicrobial stewardship programmes in health-care facilities in low-and middle-income countries: a WHO practical toolkit. Genebra, 2019. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241515481. Acesso em: outubro de 2023.
14. World Health Organization. Policy guidance on integrated antimicrobial stewardship activities. Genebra, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240025530. Acesso em: outubro de 2023.
PP-UNP-BRA-5804
Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.
Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Para acessar a Biblioteca Pfizer PRO – OVID e suas funcionalidades de busca você será direcionado(a) para o site do nosso parceiro.
Essa mensagem é para informá-lo(a) de que este site de destino não é controlado pela Pfizer e também não está sujeito à nossa política de privacidade.
PP-PFE-BRA-3176